O ultrassom é um recurso que utiliza a energia ultrassônica para realizar a produção de vibrações mecânicas no organismo, geradas por um transdutor. Essas vibrações são capazes de produzir efeitos terapêuticos nos tecidos resultantes do movimento de agitação (efeitos mecânicos) ou do calor gerado (efeitos térmicos).

O tratamento de fisioterapia por meio do ultrassom pode ser feito para tratar a inflamação das articulações e dor lombar, por exemplo, já que ele é capaz de estimular a cascata inflamatória e diminuir a dor, o inchaço e os espasmos musculares.

Confira a seguir mais informações sobre a fisioterapia por meio do ultrassom!

O que é ultrassom terapêutico e por que ele é importante na fisioterapia?

Como o ultrassom terapêutico pode ser utilizado?

Este tipo de ultrassom pode ser usado de duas formas diferentes:

• Ultrassom contínuo: é o método onde as ondas são emitidas sem interrupções e que produz efeitos térmicos, alterando o metabolismo e a permeabilidade das células, ajudando na cicatrização das feridas e diminuindo o inchaço, sendo ainda mais eficaz no tratamento de lesões crônicas;
  • Ultrassom pulsátil: é o método onde as ondas são emitidas com pequenas interrupções,  que não produz efeitos térmicos, mas também é capaz de estimular a cicatrização e diminuir os sinais inflamatórios, sendo mais indicado no tratamento de lesões agudas.

Esse tipo de tratamento é indolor?

A fisioterapia por meio do ultrassom é um tratamento bastante eficaz e indolor, e a quantidade de sessões dessa fisioterapia variam de acordo com o tipo e grau da lesão. Por isso, deve ser sempre avaliada e recomendada pelo profissional fisioterapeuta antes de se iniciar o procedimento. Contudo, não é recomendado utilizar o ultrassom diariamente após vinte dias de tratamento.

Quando é usado?

Esse tratamento pode ser usado no combate de doenças e inflamações como:

• Artrose;
  • Inflamação das articulações;
  • Dor lombar;
  • Bursite;
  • Doenças ou dores crônicas ou agudas;
  • Espasmos musculares;
  • Contratura muscular.

Se você possui interesse no assunto e está procurando por algum profissional que trabalhe com esse tipo de procedimento, entre em contato conosco agora mesmo! Nós da Fisioterapia em Campinas estamos sempre à disposição!

O que é ultrassom terapêutico e por que ele é importante na fisioterapia?