A labirintite é uma inflamação que atinge a estrutura do ouvido interno, chamada labirinto. Tontura e vertigem, falta de equilíbrio, enjoo e náuseas são alguns dos sintomas mais comuns da labirintite.

O labirinto é composto pela visão, que nos dá a percepção de subida, descida, perto e longe. Como também é o responsável pela orientação dos lados, cima e baixo. Certos movimentos como subir ou descer escadas, girar a cabeça, se deitar ou levantar são diretamente afetados pela labirintite.

A fisioterapia pode ser uma grande aliada na hora de tratar essa inflamação, já que aplica manobras e movimentos pensados na condição para treinar o cérebro do paciente a assumir as funções devidas.

Confira a seguir mais informações sobre a importância da fisioterapia para o tratamento da labirintite.

Importância da fisioterapia para a labirintite

Como a fisioterapia pode ajudar?

Como já sabemos, a fisioterapia aplica manobras e movimentos pensados na condição para treinar o cérebro do paciente a assumir as funções devidas.

Objetivos principais

A fisioterapia realizada para o tratamento da labirintite é chamada de reabilitação vestibular. É muito importante para que o paciente retome sua vida sem sofrer com os sintomas da inflamação, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida.

A reabilitação vestibular é uma opção terapêutica, na qual é preciso restaurar o equilíbrio do indivíduo que sofre de patologias que agridem o sistema vestibular.

Exercícios realizados

Os exercícios realizados pelos fisioterapeutas incluem:

• Coordenar movimentos de cabeça e olhos;
  • Estimular o sintoma da tontura para que o paciente consiga dessensibilizar o sistema vestibular;
  • Melhorar as habilidades para manter o equilíbrio;
  • Melhorar resistência muscular.

O tratamento é realizado por meio de um programa composto por exercícios, com objetivos como:

• Reduzir tonturas e sintomas visuais;
  • Melhorar o equilíbrio do paciente;
  • Aumentar os níveis de atividade durante o dia.

Se você está procurando por algum tipo de serviço semelhante, ou por algum fisioterapeuta especializado em outras áreas, contate-nos agora mesmo!

Importância da fisioterapia para a labirintite