A labirintite é uma inflamação que atinge a estrutura do ouvido interno, chamada labirinto. Tontura e vertigem, falta de equilíbrio, enjoo e náuseas são alguns dos sintomas mais comuns da labirintite.
O labirinto é composto pela visão, que nos dá a percepção de subida, descida, perto e longe. Como também é o responsável pela orientação dos lados, cima e baixo. Certos movimentos como subir ou descer escadas, girar a cabeça, se deitar ou levantar são diretamente afetados pela labirintite.
A fisioterapia pode ser uma grande aliada na hora de tratar essa inflamação, já que aplica manobras e movimentos pensados na condição para treinar o cérebro do paciente a assumir as funções devidas.
Confira a seguir mais informações sobre a importância da fisioterapia para o tratamento da labirintite.
Importância da fisioterapia para a labirintite
Como a fisioterapia pode ajudar?
Como já sabemos, a fisioterapia aplica manobras e movimentos pensados na condição para treinar o cérebro do paciente a assumir as funções devidas.
Objetivos principais
A fisioterapia realizada para o tratamento da labirintite é chamada de reabilitação vestibular. É muito importante para que o paciente retome sua vida sem sofrer com os sintomas da inflamação, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida.
A reabilitação vestibular é uma opção terapêutica, na qual é preciso restaurar o equilíbrio do indivíduo que sofre de patologias que agridem o sistema vestibular.
Exercícios realizados
Os exercícios realizados pelos fisioterapeutas incluem:
- Coordenar movimentos de cabeça e olhos;
- Estimular o sintoma da tontura para que o paciente consiga dessensibilizar o sistema vestibular;
- Melhorar as habilidades para manter o equilíbrio;
- Melhorar resistência muscular.
O tratamento é realizado por meio de um programa composto por exercícios, com objetivos como:
- Reduzir tonturas e sintomas visuais;
- Melhorar o equilíbrio do paciente;
- Aumentar os níveis de atividade durante o dia.
Se você está procurando por algum tipo de serviço semelhante, ou por algum fisioterapeuta especializado em outras áreas, contate-nos agora mesmo!