O envelhecimento é um processo fisiológico, pelo qual todas as pessoas devem passar, e algumas das consequências desse processo são as perdas da sensibilidade em algumas áreas do corpo, além do controle sobre os movimentos.

Certas atividades como se alimentar ou se vestir, ou até mesmo tomar banho, por exemplo, passam a gerar dificuldades nesta fase da vida. Por isso, a Fisioterapia Geriátrica foi criada e pensada na saúde prolongada das pessoas que atingem a terceira idade, para ajudar tanto no tratamento quanto na prevenção desses problemas.

Confira a seguir mais informações sobre a fisioterapia na terceira idade e porquê ela é importante.

Importância da fisioterapia para idosos

Importância da fisioterapia para idosos

Como a fisioterapia geriátrica funciona?

Esse tipo de fisioterapia funciona de maneira que possa melhorar o processo de envelhecimento durante o declínio das funções fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, as quais costumam refletir na capacidade funcional da terceira idade.

Por isso, a fisioterapia é extremamente importante, porque utiliza todo conhecimento necessário para melhorar o quadro de saúde do paciente.

Lesões comuns

Uma das lesões mais comuns que idosos apresentam é a fratura de colo de fêmur, que leva à cirurgia e deixa o idoso de repouso por muitos dias. Com a fisioterapia geriátrica, as sessões desenvolvem uma metodologia com foco na reestruturação da coordenação das funções do corpo, o equilíbrio, o fortalecimento muscular, reflexos posturais, flexibilidade, entre outros.

Os resultados obtidos podem variar conforme as particularidades de cada caso. Da mesma forma, o planejamento das sessões e aplicações será desenvolvido de acordo com a necessidade avaliada pelo fisioterapeuta.

Benefícios

  • Melhora dos estados patológicos já existentes, tais como artrose, artrite, osteoporose, entre outros;
  • Fotalecimento da musculatura e auxílio na prevenção de danos em caso de queda;
  • Recuperação dos reflexos posturais e flexibilidade;
  • Ajuda na coordenação motora.

Portanto, se você estiver precisando de profissionais da fisioterapia especializados na área de geriatria, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Importância da fisioterapia para idosos