A asma é uma doença inflamatória crônica que causa estreitamento das vias aéreas dos pulmões da pessoa que a possui, provocando uma extrema dificuldade respiratória, falta de ar, além de aperto e chiado no peito.

Na asma, os bronquíolos -mecanismos presentes em humanos e até mesmo em animais, responsáveis por realizarem as trocas gasosas – costumam inflamar e produzir ainda mais muco, o que pode acabar agravando o problema respiratório.

Além dos remédios existentes no mercado para a cura da asma, existem também outros tratamentos dedicados especialmente para essa essa doença. A fisioterapia é uma ótima alternativa, e muitas pessoas não sabem que ela existe.

Veja mais informações sobre o tratamento da asma através da fisioterapia a seguir.

Fisioterapia para a Asma em Campinas

Causas comuns que podem provocar crises de asma

Existem muitas causas que podem provocar crises de asma em pacientes que nem mesmo sabem que possuem a doença. Entre eles, encontramos:

• Poeira;
  • Mofo;
  • Animais peludos;
  • Gripes e resfriados;
  • Produtos químicos;
  • Mudanças climáticas no ambiente;
  • Fumo;
  • Ácaro;
  • Pólen.

Como o tratamento fisioterápico pode ajudar na melhoria dos sintomas da asma?

O tratamento fisioterápico para a asma atua na prevenção e tratamento da doença. Os tratamentos utilizados podem ser variados, utilizando tanto técnicas manuais, como cinéticas e também posturais. O principal objetivo do tratamento é amenizar as crises asmáticas dos pacientes e desobstruir os brônquios através de técnicas de higiene brônquica, reexpansão pulmonar e fisioterapia respiratória aplicada, ampliando ainda a capacidade respiratória e fortalecendo a musculatura torácica.

Formas de prevenir os sintomas

• Exercitar-se com moderação;
  • Evitar fumar;
  • Evitar estar exposto à fumaça, gases, perfumes, cheiros de tinta, ou até mesmo produtos de limpeza;
  • Mínimo contato com animais;
  • Previnir-se contra gripes e resfriados.

Entre outros métodos de prevenção.

Fisioterapia em Campinas

Na cidade de Campinas existem diversas clínicas de fisioterapia que realizam o tratamento em pacientes asmáticos, dispostas a realizar melhorias nos sintomas dessa doença. Para mais informações, utilize nossas ferramentas de comunicação e entre em contato conosco agora mesmo!