A fisioterapia é conhecida como a ciência que trata os problemas e doenças que impedem e prejudicam os movimentos corretos do corpo.

Existem muitos profissionais da fisioterapia, designados para diversas áreas de tratamento diferentes, como pós-cirúrgico, tratamento de pessoas com Alzheimer, crianças que nascem com Síndrome de Down, mulheres grávidas, entre muitas outras áreas.

Porém, poucos sabem que a fisioterapia é uma ciência tão antiga quanto o próprio homem. Ela surgiu com as primeiras tentativas dos ancestrais de conseguirem diminuir uma dor específica esfregando o local dolorido, e evoluiu ao longo do tempo com a sofisticação de técnicas e exercícios fisioterapêuticos.

Confira a seguir mais informações sobre o surgimento e desenvolvimento da fisioterapia.

Como surgiu a fisioterapia?

Como surgiu a fisioterapia?

Como surgiu a fisioterapia como profissão?

A fisioterapia conhecida como profissão, a que é popular atualmente, nasceu em meados do século XX, quando as duas guerras mundiais causaram um enrome número de lesões e ferimentos graves os quais necessitavam de uma abordagem de reabilitação para inserir as pessoas novamente em uma vida ativa.

Inicialmente a fisioterapia era executada por voluntários nos campos de batalha, e acompanhou grandes mudanças e transformações durante todo o século XX. Os profissionais que a desempenhavam souberam agregar novas descobertas e técnicas às suas práticas, tornando a ciência mais sofisticada e desenvolvida.

Como a fisioterapia surgiu no Brasil?

Em nosso país, a fisioterapia teve seu início dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no ano de 1929, porém apenas em 1951 foi criado o primeiro curso para a formação de fisioterapeutas, os quais eram conhecidos como técnicos na época, com duração de um ano.

Em 1959, a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF)  foi criada, a qual se filiou à WCPT (World Confederation for Physical Therapy), cujo objetivo era buscar o amparo técnico-científico para o desenvolvimento correto e pleno da profissão.

Se você está procurando por algum especialista, ou para tirar dúvidas sobre alguma área da fisioterapia, contate-nos agora mesmo!

Como surgiu a fisioterapia?